 Na capital paulista, a Prefeitura anunciou a ampliação da vacinação contra a Gripe para toda a população acima de 6 meses de idade
|
Com o aumento dos casos de Gripe e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em todo o país, especialistas reforçam a importância da vacinação contra a Influenza como principal forma de prevenção.
Segundo dados do boletim InfoGripe da Fiocruz, a maioria dos estados brasileiros está em situação de alerta, risco ou alto risco para doenças respiratórias impulsionadas, principalmente, pelo vírus Influenza A e pelo vírus sincicial respiratório (VSR).
De acordo com o médico Fábio Argenta, cardiologista membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a Gripe não deve ser tratada como um simples resfriado, especialmente entre grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades. O especialista destaca que a vacinação reduz significativamente o risco de formas graves da doença, além de diminuir as chances de internações e mortes.
O médico também explica que, mesmo quando a pessoa vacinada contrai Gripe, os sintomas costumam ser mais leves e a recuperação mais rápida. Outro ponto importante é que a imunização ajuda a evitar complicações em doenças cardíacas e diabetes, além de contribuir para a proteção coletiva, reduzindo a circulação do vírus.
“A vacina ajuda a diminuir as chances de internação e óbitos, especialmente entre idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas. E mesmo quando a pessoa é vacinada e contrai a Gripe, os sintomas tendem a ser mais leves e a recuperação costuma ser mais rápida. Tomar a vacina ajuda a evitar complicações que vão além do sistema respiratório, como agravamento de doenças cardíacas e diabetes”, explica o especialista.
Na capital paulista, a Prefeitura de São Paulo anunciou a ampliação da vacinação contra a Gripe na última segunda (18), para toda a população acima de 6 meses de idade. Até sábado (16), a imunização era disponível, exclusivamente, para os grupos prioritários, considerados mais vulneráveis às complicações da doença.
Entre os públicos prioritários estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos acima de 60 anos, gestantes e puérperas, além de pessoas com doenças crônicas, profissionais da saúde, professores e outros grupos definidos pelo Ministério da Saúde. Desde o início da campanha em 28 de março, mais de 1,4 milhão de doses já foram aplicadas na cidade.
Agora a vacina está disponível para todos os grupos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital de segunda a sexta-feira, das 7 às 19h. Aos sábados, a imunização também ocorre nas AMAs/UBSs Integradas, no mesmo horário. A prefeitura mantém ainda a vacinação em sistema drive-thru durante o mês de maio voltada, preferencialmente, para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.
|