LIGUE 180



Atualizado semanalmente

Pesquisa

Pesquisa
Anuncie: 2977-6544. O mais eficiente veículo de divulgação. Distribuído e lido em diversos bairros da Zona Norte para um público de 500 mil leitores com circulação às sextas-feiras. Distribuição gratuita em bancas, prédios comerciais e residenciais, condomínios, clubes, imobiliárias, padarias e shoppings. 59 anos de tradição.
 
Turismo
 
Foto: Divulgação
Uma aventura bacana para as férias da criançada


Passeio de Maria-Fumaça, em Campos do Jordão, já está a todo vapor!

A centenária Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ) volta a ter seu tradicional passeio de Maria-Fumaça, em Campos do Jor­dão, interior de São Paulo. A partir de sábado, dia 18, estão programadas quatro viagens por dia, com saídas às 11, 13, 15 e 17 horas, aos sábados e domingos e durante o mês de julho também funcionará as sextas-feiras.

Quem quiser se divertir com o passeio basta adquirir a passagem na bilheteria da estação Emílio Ribas, que será liberada apenas no dia, onde também ocorrerão os embarques e desembarques. Crianças com até 5 anos, no colo de um responsável, não pagam passagem. O passeio ocorrerá em um trecho de 4 km entre as vilas Capivari e Abernéssia e tem capacidade para até 64 passageiros por viagem. O tempo total do percurso de ida e volta é de 30 minutos e não há paradas no trajeto.

Desde agosto de 2015 que a locomotiva estava fora de operação. Em 2019 e 2020, a Estrada de Ferro operou o passeio de Maria-Fumaça com outra máquina, cedida pela prefeitura de Taubaté através de um convênio. A volta do atrativo turístico foi possível após uma reforma realizada na locomotiva a vapor, entre novembro de 2021 e maio de 2022. O trabalho artesanal de recuperação foi realizado pela equipe de manutenção da ferrovia, na oficina localizada em Pindamonhangaba (SP). Fo­ram efetuados reparos nos sistemas de rodagem, de comando, carroceria e na parte mecânica.

Uma curiosidade: diferente da maioria das ferrovias, criadas com objetivos comerciais ou de expansão territorial, a Estrada de Ferro Campos do Jordão foi inaugurada em 15 de novembro de 1914 para proporcionar transporte confortável e de forma mais rápida para enfermos que buscavam tratamento contra a tuberculose. Antes, era realizada a pé ou sobre animais através de estradas precárias, praticamente como trilhas.

Serviço:
Dias de operação: Sábados e domingos (durante o mês de julho as sextas, sábados e domingos).
Duração: 30 minutos (ida e volta).
Horários: Saída às 11, 13, 15 e 17 horas da estação Emílio Ribas.

 Voltar
 

Veja a capa da edição:

Capa da Edição

Edição da semana

Para anunciar ligue:
2977-6544 / 2950-7919
Whatsapp  94861-1729
 
Veja as duas últimas edições
Ed. 3010 Ed. 3011
 

É proibida a reprodução ou cópia de fotos, matérias, anúncios ou páginas sem a devida autorização.

   2002-2022 ©.