|
Seguindo o mesmo caminho de outros parques da cidade, o Governo do Estado pretende conceder a iniciativa privada, seis grandes áreas verdes da capital. Entre eles, está o Parque da Juventude Dom Evaristo Arns, localizado na Avenida Cruzeiro do Sul. Inaugurado em 2003, é um dos maiores da cidade com 240 mil hectares. Sua história é carregada de simbolismo, uma vez que foi idealizado para revitalizar a área antes ocupada pela Casa de Detenção. A ideia principal é abrir uma área verde antes isolada da cidade, para uso da população e ainda destinar parte de sua ocupação para a Educação e Cultura.
Dessa forma, o parque também abriga a ETEC Parque da Juventude e a Biblioteca São Paulo. Mais recentemente, o local também recebeu as atividades do "O Mundo do Circo", trazendo mais opções para seus usuários. Como em todo o processo de concessão, o objetivo é trazer investimentos para implementar espaços públicos e ampliar as suas possibilidades.
No caso do Parque da Juventude, apesar de sua localização privilegiada, fácil acesso e equipamentos já existentes, o espaço ainda não é utilizado em sua capacidade total. Portanto, a perspectiva de melhorias para torná-lo ainda mais atraente é interessante. O que se deve ter em mente é a tendência de trazer atividades não gratuitas, a exemplo do que acontece no Horto Florestal, já sob a gestão da iniciativa privada. Ainda a exemplo de outros parques, algumas atividades oferecidas chegam a ter valores mais elevados, o que foge do princípio do Parque da Juventude de oferecer possibilidade a todos. Esse princípio deve ser mantido seja, com a gestão pública ou pela iniciativa privada.
Nesta edição, trazemos as principais informações sobre a fase de consulta pública, que oferece a possibilidade de participação popular no processo seja de forma on-line ou presencial. Da mesma forma, destacamos a ampliação do prazo para participar da elaboração do Plano de Intervenção Urbana Arco Tietê, que propõe medidas para o desenvolvimento de parte da área do entorno do Tietê, historicamente prejudicada em avanços sociais e econômicos.
Em tempo de férias escolares, torna-se ainda mais importante a divulgação das opções de atividades gratuitas para as crianças. Nesta edição, trazemos algumas disponíveis na região, com destaque para peças de teatro e atrações do Sesc Santana e "O Mundo do Circo". Essas e outras notícias estão neste número de A Gazeta da Zona Norte. Uma boa leitura a todos, ótimo final de semana e até nossa próxima edição! |
|
|
Veja a capa da edição:


|
|
Para anunciar ligue:
|
 |
2977-6544 / |
 |
94861-1729 |
|